Bashar Al Assad pede que novo governo foque em segurança e reconstrução

  • Por Agencia EFE
  • 01/09/2014 06h22

Damasco, 1 set (EFE).- O presidente da Síria, Bashar al Assad, pediu ao novo governo, remodelado na quarta-feira, que se centre na luta contra o terrorismo e na reconstrução do país, informou nesta segunda-feira a agência oficial Sana.

Após a posse dos ministros, que juraram seus cargos no domingo, Assad pediu que o Executivo tenha “uma nova visão e evitar os erros do passado”, envolvendo os cidadãos.

O líder ressaltou que o primeiro desafio é “a segurança e a guerra contra o terrorismo”, o assunto que, para ele, mais preocupa à população.

Quanto à economia, assinalou que o principal objetivo do gabinete liderado pelo primeiro-ministro Wael al Halqi é “a reconstrução das áreas que foram tomadas de terroristas”.

Além disso, insistiu na necessidade de lutar contra a corrupção e levar os corruptos à justiça, assim como evitar monopólios e vigiar os preços.

Assad remodelou principalmente as pastas da área econômica – Finanças, Petróleo, Trabalho, Habitação, Assuntos Sociais, Obras Públicas e Agricultura – para tentar dar um impulso à maltratada economia síria após mais de três anos de guerra.

No entanto, o núcleo duro do Executivo permaneceu sem mudanças: os ministros da Defesa, Fahd Freij; do Interior, Mohammed Ibrahim al Shaar; de Relações Exteriores, Walid Muallem; e de Informação, Omran Zubi, continuam em seus cargos.

Os ligeiros retoques sofridos no governo, que não incluiu figuras da oposição no exílio, não parecem antecipar nenhum giro radical nas políticas de Assad.

A Síria está imersa em uma crise econômica sem precedentes por causa da violência em todo o país, que deixou algumas das principais cidades, como Aleppo, em ruínas.

O Escritório de Direitos Humanos da ONU informou recentemente que o número de mortos documentados no conflito na Síria desde seu início, em março de 2011, até abril deste ano é de 191.369, quase nove mil deles menores de idade. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.