BCE diz que saída do Reino Unido da UE pode beneficiar economia da zona do euro

  • Por Estadão Conteúdo
  • 03/11/2016 11h03
Filippo Vicarelli/ Freeimages Dinheiro euro

A economia dos países da zona do euro, de 10 trilhões de euros (US$ 11,1 trilhões), pode se beneficiar do voto do Reino Unido para sair da União Europeia, caso as empresas redirecionem investimento para a região da moeda comum ou companhias de serviços financeiros deixem Londres, afirmou o Banco Central Europeu (BCE) nesta quinta-feira.

Em seu boletim econômico mensal, o BCE disse que o voto de 23 de julho pela saída do Reino Unido da UE até agora gerou efeitos negativos limitados para a economia da zona do euro. A instituição advertiu, porém, que efeitos adversos não podem ser descartados mais adiante. Por outro lado, apontou também para potenciais benefícios.

“A atividade na zona do euro poderia ser estimulada, por exemplo pela possível realocação de serviços financeiros ou pelo aumento nos fluxos de investimento estrangeiro direto na zona do euro redirecionados do Reino Unido”, afirmou o BCE.

Os dirigentes do BCE já mostraram preocupação com possíveis ventos contrários na economia após o voto no Reino Unido pela saída da UE. O presidente do BCE, Mario Draghi, advertiu os líderes da UE no fim de junho que isso poderia levar à queda de 0,5 ponto porcentual no crescimento acumulado da zona do euro ao longo de três anos.

O impacto do Brexit “dependerá crucialmente dos acontecimentos no futuro no comércio da zona do euro com o Reino Unido e de repercussões em outros países”, afirmou o BCE nesta quinta-feira Segundo o banco central, o impacto pode variar entre os países da zona do euro, dependendo do vínculo deles com o Reino Unido.

A economia da zona do euro continuou a crescer no terceiro trimestre, afirmou na segunda-feira a agência de estatísticas da UE. O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro avançou 0,3% na comparação com o segundo trimestre, no mesmo ritmo do trimestre anterior.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.