Berlim descarta entrada da Otan na Ucrânia neste momento

  • Por Agencia EFE
  • 30/08/2014 08h44

Berlim, 30 ago (EFE).- O governo alemão descartou neste sábado a entrada da Otan na Ucrânia neste momento, um assunto que, para Berlim, “não está na ordem do dia”, segundo manifestou o porta-voz da Chancelaria, Steffen Seibert.

O porta-voz de Angela Merkel fez estas declarações depois que o governo da Ucrânia enviou ontem ao parlamento um projeto de lei para renunciar a seu status de neutralidade e recuperar o processo de aproximação com a Otan iniciado pelo ex-presidente Viktor Yushchenko após a Revolução Laranja, em 2004.

Por sua vez, o Conselho do Atlântico Norte, o principal órgão decisório da Aliança, deixou ontem aberta a porta a Kiev, em reunião realizada em Bruxelas na qual exigiu à Rússia a cessação de suas “ações militares ilegais” na Ucrânia e dê passos “imediatos e verificáveis” para diminuir a tensão.

A crise ucraniana centrará boa parte da cúpula europeia que começa nesta tarde em Bruxelas, onde Merkel aposta em debater a aprovação de novas sanções comunitárias à Rússia perante sua “intervenção militar” na Ucrânia.

“Temos que chamar as violações do direito internacional por seu nome. São factíveis novas sanções contra a Rússia”, afirmou ontem seu porta-voz. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.