Biden evita dizer se avalia entrar na disputa democrata pela Casa Branca

  • Por Agência EFE
  • 04/08/2015 16h37
Barack Obama e Joseph Biden

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joseph Biden, evitou se pronunciar sobre as crescentes especulações midiáticas que sugerem que ele avalia concorrer pela nomeação democrata para disputar a presidência em 2016.

Ao término de uma reunião no salão Oval entre o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em que Biden também esteve presente, uma jornalista do “Wall Street Journal” perguntou diretamente ao vice-presidente: “Vai concorrer?” “Somente se você for minha companheira de chapa”, respondeu Biden à jornalista.

O “New York Times” publicou no fim de semana que Biden, que já concorreu sem sucesso à Casa Branca em 1988 e 2008, está considerando seriamente se apresentar de novo as primárias, e tomará uma decisão definitiva no início de setembro. Biden, de 72 anos, há tempos estuda a possibilidade de entrar na disputa democrata, que tem a ex-secretária de Estado, Hillary Clinton, como grande favorita, e sempre disse que anunciaria sua decisão antes do fim do verão no hemisfério norte.

Após a publicação do “New York Times”, Valerie Biden Owens, irmã do vice-presidente, afirmou a um jornal local de Delaware que não falou com ele sobre uma possível candidatura.

“Não tive nenhuma conversa com ele respeito”, afirmou Valerie Biden, que dirigiu muitas das campanhas políticas de seu irmão desde que ele concorreu pela primeira vez a uma cadeira no Senado, na década de 70.

Obama também foi perguntado hoje por outro dos jornalistas presentes no salão Oval sobre o que achava de uma possível candidatura de Biden, mas não quis responder, da mesma forma que seu vice-presidente, e se limitou a sorrir.

As especulações sobre Biden e a iminência do primeiro debate televisionado entre os pré-candidatos republicanos à Casa Branca, rna quinta-feira, dominam o noticiário eleitoral estes dias.

A emissora conservadora “Fox”, que organiza este primeiro debate, divulgará hoje quem são os 10 pré-candidatos mais bem situados nas pesquisas e que, portanto, ganharam o direito de estar no evento, que será transmitido no horário nobre.

Os outros sete pré-candidatos participarão de outro debate, transmitido quatro horas antes do principal.

O magnata Donald Trump, que monopoliza as atenções quase toda vez que faz uma declaração, lidera a maioria das pesquisas, com bastante folga sobre os outros pré-candidatos.

Em um e-mail dirigido aos simpatizantes e eleitores democratas, Obama pediu hoje que vejam e “escutem cuidadosamente” o que dizem os pré-candidatos republicanos no debate de quinta-feira para poder depois “torná-los responsáveis por tentar desfazer todo o progresso alcançado nos últimos anos”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.