Boca de urna aponta vitória de conservador Andrzej Duda na Polônia

  • Por Agencia EFE
  • 24/05/2015 19h44

Varsóvia, 24 mai (EFE).- O candidato do partido nacionalista-conservador Lei e Justiça, Andrzej Duda, ganhou o segundo turno das eleições presidenciais, realizadas neste domingo na Polônia, segundo a pesquisa de boca de urna divulgada pela rede de televisão “TVN24”, ao fim da votação

Duda, de 43 anos, teria obtido 53% dos votos, enquanto o atual presidente, do partido de centro-direita Plataforma Cidadã (PO), Bronislaw Komorowski, de 62 anos, 47%.

Se esse resultado for confirmado pela apuração oficial, Duda se tornará o novo chefe de Estado da Polônia, o que abrirá uma etapa de coabitação entre presidente e governo (nas mãos da Plataforma Cidadã desde 2007).

Em uma primeira reação às pesquisas de boca de urna, Komorowski reconheceu os dados, embora ainda provisórios, e parabenizou Andrzej Duda.

“A democracia reside no fato de os resultados eleitorais deverem não somente ser reconhecidos, mas também respeitados”, disse Komorowski, que ganhou a presidência polonesa nas eleições de 2010 que se seguiram à morte de Smolensk Lech Kaczynski, também do Lei e Justiça, em um acidente aéreo.

Já Duda agradeceu os cidadãos que votaram pela mudança e afirmou que sua intenção é “ser o presidente de todos os poloneses”, além de reafirmar seu objetivo de “mudar o país”.

Duda havia terminado o primeiro turno apenas um ponto à frente de Komorowski.

A posição do presidente na Polônia é essencialmente representativa, embora tenha poder para vetar as leis propostas pelo Executivo, mantenha o controle das Forças Armadas e a representação exterior do país.

Entre as promessas eleitorais de Duda está diminuir a idade de aposentadoria, que recentemente aumentou em uma polêmica decisão do governo, embora para isso precisará que seu partido ganhe as próximas eleições gerais para ter maioria no legislativo.

Se isso acontecer a Polônia passaria a desenvolver uma política mais protecionista no econômico e menos amável com seus parceiros da União Europeia.

Duda também defendeu a necessidade de favorecer os interesses poloneses frente às corporações estrangeiras, especialmente no setor bancário, e mostrou reservas com as políticas climáticas da UE que exigem a restrição do uso do carvão.

A vitória que as pesquisas dão a Duda evidencia o descontentamento de parte da sociedade polonesa com as políticas liberais do Executivo da Plataforma Cidadã, apesar de em seus oito anos à frente do governo o país ter mantido o crescimento econômico apesar da crise financeira global.

Embora o nível de vida na Polônia tenha melhorado gradualmente, o desemprego juvenil ainda é alto, muitos poloneses continuam a emigrar para outros países europeus em busca de melhores salários, e parte da população se sente marginalizada desse desenvolvimento econômico.

A participação hoje foi ligeiramente superior à registrada no primeiro turno. Segundo a “TVN24” 56,1% dos poloneses foram hoje às urnas, seis pontos acima da participação na primeira rodada.

A apuração de votos é manual, portanto os resultados oficiais só devem ser divulgados amanhã. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.