Bogotá dará cidadania a venezuelanos com família colombiana deportada

  • Por Agencia EFE
  • 31/08/2015 00h59

Bogotá, 30 ago (EFE).- A ministra das Relações Exteriores da Colômbia, María Ángela Holguín, anunciou neste domingo que o governo dará a nacionalidade aos venezuelanos que tenham sido separados de suas famílias por causa das deportações ou retornos aos que se viram obrigados milhares de colombianos pelo governo do país vizinho.

“Os venezuelanos que queiram vir viver com seus esposos (as) ou com suas famílias colombianas, terão a nacionalidade colombiana”, disse Holguín na cidade fronteiriça de Cúcuta, onde se concentram milhares de seus compatriotas que saíram da Venezuela deportados ou de forma voluntária.

Com a medida se procura reunir as famílias colombo-venezuelanas que foram separadas pelas deportações ou pelo êxodo que iniciaram milhares de colombianos há 11 dias quando o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou fechar parte da fronteira para, argumentou, combater o paramilitarismo e o contrabando.

“As pessoas que têm seus filhos ou que tenham ficado seus filhos na Venezuela, informem isso para facilitar esse reagrupamento familiar”, acrescentou a ministra.

Segundo o último balanço oficial da União Nacional de Gestão de Risco de Desastres, desde então 1.097 colombianos foram deportados pela Venezuela e outros 7.162 abandonaram voluntariamente o país por medo de ter a mesma sorte.

Holguín lembrou que a reunificação é uma prioridade do governo ao dizer: “Queremos que as famílias vivam unidas, não queremos separá-las”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.