Boko Haram volta a atacar cidade estratégica do nordeste da Nigéria

  • Por Agencia EFE
  • 01/02/2015 09h09

Lagos, 1 fev (EFE).- O grupo jihadista Boko Haram lançou uma ofensiva de grande escala sobre Maiduguri, capital do estado de Borno, na Nigéria, em uma tentativa de controlar a cidade, considerada estratégia para suas pretensões de dominar o nordeste do país.

Testemunhas disseram à Agência Efe que os disparos começaram na noite de ontem, em um ataque coordenado em várias frentes para invadir Maiduguri, cidade de mais de 1 milhão de pessoas e que serve de quartel-general do Exército nigeriano na região.

“Muita gente fugiu aterrorizada em direção ao centro da cidade”, declarou à Efe Mohammed Belo, um morador que teme represálias do Boko Haram caso eles vençam as forças de segurança e controlem Maiduguri.

De acordo com as testemunhas, vários aviões de combate da Força Aérea nigeriana, que tem uma base na cidade, foram colocados no ar para evitar a todo custo que o Boko Haram domine a cidade.

A nova ofensiva ocorre uma semana depois de o grupo extremista ter atacado de forma coordenada Maiduguri, Konguda e Monguno, todas em Borno.

Com apoio aéreo, as forças de segurança conseguiram repelir os ataques contra Maiduguri e Konduga, mas perderam a batalha em Monguno, cidade que abrigava uma base militar que servia como um posto de defesa avançado para Maiduguri.

Há dois dias, a União Africana pediu aos países da região do lago Chade (Nigéria, Chade, Camarões, Níger e Benín) para organizar uma força multinacional de 7.500 soldados para lugar contra o grupo islamita. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.