Bombardeio americano matou, por engano, policiais afegãos, dizem autoridades

  • Por Agência EFE
  • 22/07/2017 11h54
Divulgação/Eurofighter As forças estrangeiras bombardearam um edifício do distrito de Gereshk que tinha sido tomado recentemente pelas forças afegãs após um confronto com os talibãs

O bombardeio realizado por equívoco pelos Estados Unidos, na sexta-feira, em um edifício tomado pelas tropas do Afeganistão, em Helmand, causou a morte de 16 policiais afegãos, disse neste sábado, à Agência Efe, o porta-voz do governador da província.

“Ao todo 16 policiais morreram e outros dois foram feridos em um bombardeio das forças aéreas estrangeiras na província de Helmand”, indicou Omar Zwak, afirmou o porta-voz do governador.

De acordo com Zwak, as forças estrangeiras bombardearam um edifício do distrito de Gereshk que tinha sido tomado recentemente pelas forças afegãs após um confronto com os talibãs.

O escritório de comunicações das tropas dos EUA e a OTAN no Afeganistão confirmou ontem à noite o incidente em que “efetivos da segurança local alinhados com as forças do Governo afegão morreram”, mas não divulgaram um balanço concreto de vítimas.

Já um porta-voz do Pentágono anunciou que o Departamento de Defesa dos EUA abriu uma investigação sobre este bombardeio que suas tropas efetuaram no sul do Afeganistão.

Os insurgentes realizaram ontem neste distrito afegão três atentados com carro-bomba e lançaram ataques coordenados contra as forças afegãs, mas foram detidos com apoio aéreo dos Estados Unidos e a chegada de reforços.

As forças aliadas continuam no Afeganistão com cerca de 13 mil efetivos em tarefas de assessoria e capacitação e os Estados Unidos mantêm perto de 8,4 mil, como parte desta operação de assistência e em tarefas antiterroristas.

Os EUA, que estabeleceram como objetivo para 2017 derrotar completamente o EI no Afeganistão, estuda uma nova estratégia para as suas forças no país asiático.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.