Bombardeio de coalizão árabe contra fábrica deixa 37 mortos no Iêmen

  • Por Agencia EFE
  • 01/04/2015 06h30

Sana, 1 abr (EFE).- Pelo menos 37 pessoas morreram e 80 ficaram feridas em um ataque da coalizão liderada pela Arábia Saudita ontem à noite contra uma fábrica de produtos lácteos na cidade de Al Hudeida, no oeste do Iêmen, segundo um comunicado do Ministério da Defesa dos rebeldes houthis.

A fábrica, pertencente à empresa Dirham de produtos alimentícios, se encontra perto de uma escola militar e dos quartéis da Brigada 65 para a defesa aérea e marítima, que também foram bombardeados pelos aviões da coalizão, segundo as testemunhas.

Fontes médicas da cidade confirmaram à Agência Efe a morte de pelo menos 23 trabalhadores, mas acrescentaram que o número podia aumentar uma vez que havia 300 operários nas instalações.

As testemunhas indicaram que os bombardeios provocaram um incêndio que ainda continua na fábrica, e acrescentaram que os trabalhos de resgate ainda estão em andamento.

“Primeiro se escutaram três fortes explosões, depois começaram a chamas que continuam até agora”, assegurou por telefone à Efe Abdel Jabal, um morador da área.

O porto de Al Hudeida, o segundo maior do país, foi tomado pelos rebeldes houthis em setembro do ano passado.

Na quinta-feira passada, uma coalizão de países árabes com a Arábia Saudita à frente declarou guerra ao movimento rebelde xiita dos houthis para tentar conter seu avanço rumo à cidade meridional de Áden, base do presidente Abdo Rabbo Mansour Hadi, que atualmente se encontra em Riad.

Desde então, bombardearam aeroportos civis e militares, bases militares e concentrações de combatentes houthis e de seus aliados, especialmente das forças leais ao ex-presidente Ali Abdullah Saleh.

Há dois dias, o Ministério da Defesa dos houthis denunciou a morte de outros 40 civis em bombardeios da coalizão árabe contra um acampamento de deslocados no noroeste do Iêmen.

O porta-voz saudita da operação conhecida como “Tempestade da Firmeza” denunciou em várias ocasiões que os rebeldes houthis se refugiam entre os civis. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.