Bombardeio mata um dos líderes das Farc no oeste da Colômbia

  • Por Agencia EFE
  • 25/05/2015 22h44

Bogotá, 25 mai (EFE).- O chefe da frente 18 das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Alfredo Alarcón Machado, conhecido como “Román Ruiz”, morreu nesta segunda-feira em um bombardeio da força aérea no departamento do Chocó.

Segundo disseram à Agência Efe fontes militares, houve um bombardeio na zona do Chocó e a informação preliminar é que há cinco guerrilheiros mortos, entre eles Román Ruiz.

De acordo com a imprensa local, Ruiz é considerado o braço direito de Félix Antonio Muñoz Lascarro, conhecido como “Pastor Alape”, um dos negociadores das Farc nas negociações de paz que guerrilha mantém com o governo há 30 meses em Cuba.

Este é o terceiro golpe dado pelas forças armadas da Colômbia contra as Farc nos últimos cinco dias, nos quais em três bombardeios da força aérea morreram quase 40 membros dessa guerrilha.

Na quinta-feira passada, pelo menos 26 integrantes das Farc morreram em um bombardeio em Guapi, no departamento de Cauca (sudoeste), e no sábado outros oito foram mortos em um ataque similar em Segóvia (Antioquia, noroeste), aos quais se somam os cinco de hoje.

O departamento do Chocó, onde aconteceu a nova operação militar, é uma região agreste e selvática na qual as Farc e o Exército de Libertação Nacional (ELN), a segunda maior guerrilha do país, têm uma forte presença.

Nesse departamento, as Farc sequestraram em novembro de 2014 o general Rubén Darío Alzate junto com o cabo Jorge Rodríguez e a advogada Gloria Urrego.

O sequestro de Alzate paralisou temporariamente as negociações de paz, que só foram retomadas quando o general foi libertado junto com Rodríguez e Urrego. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.