Bombardeios da coalizão árabe no Iêmen deixam 32 mortos

  • Por Agencia EFE
  • 05/07/2015 13h43

Sana, 5 jul (EFE).- Pelo menos 32 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas neste domingo em dois bombardeios da coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita contra alvos do movimento rebelde xiita dos houthis em duas partes do Iêmen.

Segundo a agência oficial de notícias “Saba”, 30 pessoas morreram e um número indeterminado ficou ferido em um bombardeio da aviação árabe sobre um mercado na província de Hasha, na fronteira com a Arábia Saudita, no noroeste do Iêmen.

Já dois combatentes do movimento dos houthis morreram e outros três ficaram feridos em um ataque aéreo na capital, Sana, controlada atualmente pelos rebeldes xiitas.

O alvo do bombardeio foi uma casa de um comandante militar adversário dos houthis e que foi ocupada em setembro, quando conquistaram a cidade.

Além disso, os aviões árabes efetuaram um bombardeio contra instalações de provisão de gás em Ahem, situada na província de Hasha, sem provocar vítimas.

Os caças da coalizão lançaram hoje 12 ataques contra o palácio presidencial e os quartéis da Segurança Central na cidade de Taez, no sudoeste do país, informaram testemunhas à Agência Efe.

Esses dois alvos estão nas mãos dos houthis e, por enquanto, não se sabe de mortos ou feridos.

A coalizão árabe lançou sua ofensiva no Iêmen em março, para restabelecer no poder o presidente Abdo Rabbo Mansour Hadi, exilado desde então na Arábia Saudita.

Os bombardeios coincidem com a chegada a Sana do enviado especial da ONU, Ismail Ould Sheikh Ahmed, que tentará pactuar uma trégua humanitária, para também encerrar as ações militares da coalizão árabe. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.