Bombardeios do regime desde tomada de Idlib por rebeldes já mataram 125 civis

  • Por Agencia EFE
  • 18/04/2015 09h52

Cairo, 18 abr (EFE).- A aviação do regime de Bashar al Assad realizou quase 700 bombardeios sobre a cidade de Idlib, na Síria, que provocaram a morte de 125 civis, desde que o controle da localidade foi tomada por grupos rebeldes islamitas.

Segundo informou hoje o Observatório Sírio de Direitos Humanos, os caças efetuaram 349 ataques e os helicópteros lançaram mais de 335 barris de explosivos em Idlib e povoados próximos.

Pelo menos 125 civis morreram, entre eles 25 menores de idade, e 700 ficaram feridos nos bombardeios, que destruíram várias casas.

A organização disse que há dezenas de mortos e feridos entre combatentes do Movimento Islâmico dos Livres de Sham -que faz parte da Frente Islâmica- e da Frente al Nusra -braço sírio da Al Qaeda. O Observatório, no entanto, não informou o número exato de vítimas.

Os enfrentamentos pelo controle de Idlib duraram quatro dias e terminaram com a morte de 230 combatentes rebeldes e de dezenas de soldados do regime e milicianos leais ao governo.

Idlib foi tomada em 28 de março pela Frente al Nusra, em colaboração com os milicianos dos Livres de Sham e o grupo radical Jund al-Aqsa, convertendo-se assim na segunda capital provincial do país que está totalmente fora de controle do regime.

Da mesma forma que o grupo terrorista Estado Islâmico (EI), a Frente al Nusra deseja estabelecer sua própria “capital” na Síria e a principal candidata é Idlib.

A outra capital provincial fora do controle central das autoridades é Al Raqqah, sob poder do EI.

A Síria é cenário de um conflito desde março de 2011, que causou mais de 220 mil mortos, segundo a ONU. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.