Bombeiros controlam um terço do incêndio em Yosemite, nos EUA

  • Por Agencia EFE
  • 30/07/2014 19h45

San Francisco, 30 jul (EFE).- A melhora das condições meteorológicas permitiu que os bombeiros conseguissem controlar nesta quarta-feira um terço do incêndio, declarado no sábado, na porção oeste do Parque Nacional de Yosemite, nas montanhas da Serra Nevada, no estado da Califórnia, que ameaça as famosas sequoias.

As temperaturas ligeiramente mais baixas e a diminuição da intensidade dos ventos permitiram que os 860 bombeiros que trabalham ali avançassem no controle do fogo nos flancos sul, oeste e oeste, segundo o serviço de informação do Parque Nacional.

Apesar destes resultados, os bombeiros continuam preocupados com o avanço do fogo na parte norte.

Desde sábado quase 1.500 hectares de terreno e duas casas foram consumidos pelas chamas. Um povoado próximo e várias áreas de camping do parque foram evacuados, e uma das principais estradas de acesso a Yosemite foi fechada.

O incêndio colocou em risco a área de Merced Grove, onde há mais de 40 sequoias gigantes que têm mais de um metro e meio de diâmetro, indicou o Serviço Florestal dos Estados Unidos.

As causas para o início do fogo ainda são desconhecidas.

O oeste dos Estados Unidos, e especialmente a Califórnia, vivem uma situação de seca crônica há três anos, fenômeno que se intensificou no início de 2014 e que levou a declarar 36% do território do estado, o mais povoado do país, área de “seca excepcional”, incluídas as cidades de Los Angeles e San Francisco.

A seca intensa e as altas temperaturas são responsáveis por um ano especialmente ruim quanto a incêndios florestais.

Segundo o Departamento de Proteção Florestal da Califórnia, desde o início de ano até 19 de julho foram contabilizados 3.400 incêndios de vegetação que destruíram 20.600 hectares, muito acima dos 2.500 incêndios e 12.100 hectares que são registrados em um ano “normal”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.