Brasil e Argentina estão dispostos a mudar caráter do Mercosul, vê professor

  • Por Jovem Pan
  • 29/09/2016 13h41
BOL04. LA PAZ (BOLIVIA), 28/09/2016.- De izquierda a derecha, el subcontralor general de Ecuador, Pablo Celi de la Torre; la auditora general de Argentina, Vilma Noeme Castillo; el contralor general de Bolivia, Henry Lucas Ara; el contralor general de la República de Paraguay, Robinson Jhon Wesler y el presidente del Tribunal de Cuentas (TdC) de Brasil, João Augusto Ribeiro Nardes, posan en la inauguración de la XXIII Reunión del Grupo de Coordinación y XXI Reunión de la Comisión Mixta de Cooperación Técnica, Científica y Cultural de las Enntidades Fiiscalizadoras Superiores de los Países del Mercosur y Asociados (EFSUR) hoy, miércoles 28 de septiembre de 2016, en La Paz (Bolivia). La Comisión Mixta de Entidades Fiscalizadoras Superiores de los países del Mercosur y Asociados (Efsur), reunida desde hoy en La Paz, diseñará una auditoría sobre el funcionamiento de las fronteras entre los países suramericanos que integran el organismo. EFE/MARTIN ALIPAZ EFE/MARTIN ALIPAZ Fiscalizadores do Mercosul em reunião em La Paz

Na próxima segunda-feira o presidente Michel Temer estará na Argentina em meio à polêmica do Mercosul envolvendo a Venezuela. O Brasil também trabalha para que o Mercosul derrube pelo menos 80 medidas classificadas como barreiras residuais entre países do bloco: atos de proteção de mercado que restringem o livre comércio, de acordo com o ministério de Relações Exteriores.

O professor da UNIP Gustavo Segré avalia que “parece difícil que a Argentina possa abrir mais o mercado” para o Brasil, já que “a Argentina comprou do Brasil muito mais do que vendeu” no primeiro semestre de 2016 – US$ 2,6 bilhões de diferença. 

Porém, a viagem de Temer, na verdade, terá dois objetivos principais: “tanto na Argentina quanto no Paraguai, a tentativa de Teemer é falar sobre a Venezuela, um assunto que não pode fugir da agenda, mas fundamentalmente ver o que fazem com o Mercosul”.

Segré avalia: “tanto o Brasil quanto a Argentina estão simpatizando com a ideia de retrair o Mercosul a uma área de livre comércio”. Como livre comércio, o Mercosul não impossibilitaria países de fazer negócios bilaterais sem aprovação de todos os membros, como é hoje, já que a região é uma união alfandegária. Com isso, o Brasil poderia aproveitar melhor seu crescimento nas exportações, um dos maiores do mundo.

A Argentina está complicada do ponto de vista econômico, mas melhor do que estava no ano passado”, entende também o professor. Ele é otimista quanto ao futuro dos países do cone sul. Sagré crê que Brasil e Argentina vão vivenciar em 2017 e 2018 os “dois anos de ouro do Mercosul” que já ocorreram em 1997 e 1998.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.