Brasil mostra “satisfação” com reabertura de embaixadas de EUA e Cuba

  • Por Agencia EFE
  • 01/07/2015 13h47

Brasília, 1 jul (EFE).- O governo brasileiro manifestou nesta terça-feira sua “satisfação” com o anúncio feito pelos presidentes de Cuba, Raúl Castro, e dos Estados Unidos, Barack Obama, da reabertura das embaixadas dos dois países.

“Trata-se de passo importante no processo de normalização das relações entre dois países com os quais o Brasil mantém tradicionais e profundos vínculos de amizade e cooperação”, segundo um comunicado do Itamaraty.

A nota acrescentou que “o governo brasileiro cumprimenta os governos de Cuba e dos Estados Unidos da América pela opção que fizeram pelo diálogo e por essa histórica decisão, que representa a superação de animosidades anacrônicas e traz efeitos potencialmente positivos para todo o continente americano”.

O presidente Raúl Castro disse hoje em pronunciamento na televisão cubana em Havana, que Cuba abrirá sua embaixada nos Estados Unidos no dia 20 de julho, em cerimônia em que estará presente o ministro de Relações Exteriores, Bruno Rodríguez.

O presidente Obama, por sua vez, não especificou a data para a reabertura da embaixada americana em Havana, mas disse hoje que o secretário de Estado, John Kerry, viajará “neste verão” (entre junho e setembro no hemisfério norte) à ilha com esse objetivo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.