Brasil, Peru e UE analisam cooperação além da fronteira e políticas de Estado

  • Por Agencia EFE
  • 03/03/2015 16h11

Lima, 3 mar (EFE).- Brasil, Peru e União Europeia (UE) analisaram nesta terça-feira em Lima a cooperação além da fronteira, assim como a implementação de políticas do Estado referentes à competitividade e à diversificação produtiva.

O seminário “Cooperação Além da fronteira para a Inovação” foi inaugurado pelo chanceler peruano, Gonzalo Gutiérrez, e contou com a presença da embaixadora da União Europeia no Peru, Irene Horejs, e do embaixador do Brasil, Carlos Lazary.

“O seminário buscou contribuir com o fortalecimento da cooperação com a União Europeia e da Aliança Estratégica com o Brasil, assim como com a implementação das políticas do Estado referentes à competitividade e à diversificação produtiva”, indicou a nota oficial.

Nesse sentido, funcionários e analistas europeus apresentaram “a grande experiência” da UE em inovação territorial e cooperação além da fronteira, o que permitiu um diálogo entre os setores e autoridades competentes no Peru e no Brasil, especialmente da região amazônica.

Além disso, foram expostas as conclusões de um projeto desenvolvido com assistência da União Europeia para fomentar a cooperação entre as regiões peruanas de San Martín e Loreto, e o estado do Amazonas, com o objetivo de inovar na cadeia de valor da piscicultura.

As autoridades concordaram na importância de iniciar uma política de inovação nas regiões peruanas e consideraram que é de especial interesse a “continuidade e aprofundamento” da cooperação com a UE e o trabalho conjunto com os países vizinhos.

Destacaram, além disso, o bom momento das relações entre Peru e Brasil, e agradeceram o apoio da União Europeia para o fortalecimento da integração.

Os representantes europeus ressaltaram, por sua parte, o valor das ações conjuntas de Brasil e Peru, à luz da experiência europeia, e reiteraram sua disposição para continuar apoiando esse processo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.