Britânico Oliver Hart e finlandês Bengt Holmström ganham Nobel de Economia

  • Por EFE
  • 10/10/2016 08h56
STINA STJERNKVIST/EFE Nobel Economia - EFE

O britânico Oliver Hart e o finlandês Bengt Holmström são os ganhadores do Prêmio Nobel de Economia 2016 por “suas contribuições à teoria dos contratos”, anunciou nesta segunda-feira (10), a Real Academia das Ciências Sueca.

O comitê destacou que ambos foram reconhecidos pelo desenvolvimento da teoria sobre a importância dos contratos no ambiente coorporativo.

Concretamente, argumenta o júri, os agraciados estabeleceram um “marco compreensivo para analisar muitas questões diversas no projeto de contratos” para conseguir que ambas as partes cooperem em benefício mútuo e não sejam gerados “conflitos de interesses”.

Hart e Holmström estudaram questões como compensações por rendimento e objetivos aos executivos, as deduções e co-pagamentos de seguros e a privatização de atividades próprias do setor público (gestão de prisões e escolas).

Holmström, nascido em 1949 em Helsinque, “mergulhou” na otimização dos contratos incluindo incentivos e elementos ligados ao rendimento para que o agente (o contratado) opere em benefício máximo do principal (empresa).

Hart, nascido em 1948 em Londres e naturalizado americano, realizou a julgamento do comitê “contribuições fundamentais” em uma ramo da teoria contratual, a dos contratos incompletos.

Hart é atualmente professor de Economia na Universidade de Harvard (EUA) e Holmström é professor de Economia e Gestão de Empresas na Universidade de Cambridge.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.