Casa Branca: Ameaças de fechar o governo não evitarão ação pela imigração

  • Por Agencia EFE
  • 27/08/2014 21h45

Washington, 27 ago (EFE).- A Casa Branca denunciou nesta quarta-feira que vê como uma ameaça de alguns republicanos forçar um novo fechamento da Administração se o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tomar medidas sobre a imigração com as quais não estejam de acordo, e advertiu que o líder não jogará na “defesa” na hora de atuar.

“Foi uma pena quando os republicanos lançaram uma estratégia para fechar o governo devido à ACA (a reforma da saúde). Isso teve um impacto negativo em nossa economia”, disse o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, em referência à paralisia da Administração durante duas semanas em outubro de 2013.

“E esperamos que os republicanos não façam o mesmo de novo, ao paralisar o governo por um esforço de bom senso e bipartidário para tentar diminuir, pelo menos, alguns dos piores problemas causados pelo nosso sistema de imigração quebrado”, acrescentou Earnest em sua entrevista coletiva diária.

Obama anunciou há dois meses que no final deste verão tomará ações executivas para regularizar o máximo possível o sistema de imigração do país, perante a estagnação do projeto de reforma migratória na Câmara dos Representantes.

Muitos legisladores republicanos temem que o presidente planeje algum tipo de ação para regularizar parte dos 11 milhões de imigrantes ilegais que vivem no país sem o sinal verde do Congresso.

Nesta semana, senadores republicanos como Marco Rubio e Steve King sugeriram que seu partido poderia tentar lutar contra esse tipo de medidas através das negociações para o orçamento das agências federais, que deve ser aprovado antes do começo do próximo ano fiscal, em 1 de outubro.

Em uma entrevista à publicação conservadora “Breitbart” na terça-feira, Rubio disse que, quando o Congresso retornar de seu recesso em 8 de setembro, “terá que ter algum tipo de voto orçamentário” e se mostrou “interessado em ver quais ideias têm meus companheiros sobre usar mecanismos de fundos para lidar com este assunto (as ações executivas em imigração)”.

Por sua vez, King declarou hoje ao jornal “Des Moines Register” que se Obama tentar “legalizar” imigrantes ilegais, isso “muda a dinâmica de qualquer resolução de continuidade (de fundos para as agências federais) e como lidaríamos com isso”.

No entanto, vários porta-vozes republicanos negaram hoje que exista uma estratégia do partido para fechar o governo, e sublinharam que nem Rubio e nem King falaram explicitamente a uma paralisia da Administração.

Alex Conant, um porta-voz de Rubio, assegurou hoje que o senador pela Flórida não quer que haja um fechamento do governo, e que a única coisa que pediu “é que (o líder da maioria democrata no Senado, Harry) Reid permita a votação de soluções republicanas para catástrofe migratória que enfrenta nossa nação”.

Ruth Guerra, uma porta-voz do Comitê Nacional Republicano (RNC), também desmentiu em comunicado as acusações que fizeram Earnest e alguns líderes democratas, como a presidente do comitê nacional desse partido, Debbie Wasserman-Schultz. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.