Caso de doações irregulares atinge primeiro-ministro do Japão

  • Por Agencia EFE
  • 03/03/2015 01h52

Tóquio, 3 mar (EFE).- A seção local do Partido Liberal-Democrata (PLD), que governa o Japão e é dirigida pelo primeiro-ministro do país, Shinzo Abe, recebeu em 2012 e 2013 doações de uma empresa subsidiada, algo que é proibido por lei, informou nesta terça-feira a agência “Kyodo”.

Segundo os documentos aos quais a agência teve acesso, o escritório do PLD de circunscrição número 4 da Prefeitura de Yamaguchi, que é liderada por Abe, recebeu no total 620 mil ienes (US$ 5.160) em doações da Ube Industries.

Esta companhia química com sede em Osaka, no oeste do país, recebeu do Ministério da Economia, Comércio e Indústria subvenções no valor de 34 milhões de ienes (US$ 283.215) em 2012 e 2013.

A lei de controle de financiamento de partidos proíbe que uma companhia faça qualquer tipo de doação durante o ano seguinte à data em que foi notificada pelo governo sobre a concessão de subsídios.

Na segunda-feira passada, o ministro da Agricultura, Koya Nishikawa, apresentou sua renúncia depois que se soube que a seção local do PLD liderada por ele recebeu uma doação similar.

Além disso, dois escritórios liderados pelos titulares do Meio Ambiente e Justiça, Yoshio Mochizuki e Yoko Kamikawa, respectivamente, também receberam doações de empresas subsidiadas, mas ambos garantiram na mesma segunda-feira no parlamento do país que desconheciam que o governo tivesse oferecido ajuda a essas companhias.

O primeiro-ministro, que ainda não se pronunciou sobre o caso de seu escritório local, deverá esclarecer se conhecia ou não as subvenções concedidas a Ube Industries, um fator-chave para determinar se as doações eram ilegais ou não. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.