CELAC comemora “momento histórico” entre EUA e Cuba

  • Por Agencia EFE
  • 18/12/2014 23h09

San José, 18 dez (EFE).- A Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) comemorou nesta quinta-feira o momento histórico que significa a normalização das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba.

A CELAC, cuja presidência temporária é exercida pela Costa Rica, indicou hoje em comunicado de imprensa que a decisão tomada por ambos países constitui um “passo positivo” para a completa normalização das relações e um “momento histórico” para o hemisfério.

“Felicitamos Cuba e Estados Unidos por sua contribuição na construção de uma região de paz e diálogo, que permita avançar rumo a novos espaços de entendimento no hemisfério”, afirma a nota.

A CELAC expressou que espera que este seja um “sinal inequívoco do esperado fim do bloqueio econômico, comercial e financeiro que afetou Cuba e seu povo por décadas”.

A comunidade acrescentou que celebra a libertação mútua de presos que cumpriam penas em prisões de Cuba e EUA como medida humanitária que “contribui para gerar um clima de confiança”.

“Confiamos que este anúncio contribuirá para fortalecer o diálogo político regional e para renovar a cooperação hemisférica em benefício de nossos povos”, ressalta a CELAC.

Além disso, a comunidade expressou a complacência pela determinação de Cuba e dos Estados Unidos de abrir embaixadas em ambos países.

O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou nesta quarta-feira uma mudança histórica nas relações com Cuba porque, segundo sua opinião, a política atual “fracassou durante décadas” e pediu um debate “honesto” no Congresso sobre o fim do embargo imposto à ilha nos anos 60.

Obama e o presidente cubano, Raúl Castro, falaram na terça-feira por telefone para fechar o acordo, após um processo negociador no qual desempenhou um papel importante o papa Francisco e que incluiu reuniões secretas durante vários meses de delegações de ambos países, em sua maioria realizadas no Canadá. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.