Cerca de 40 membros de braço da Al Qaeda se unem ao Estado Islâmico

  • Por Agencia EFE
  • 21/10/2014 09h00

Beirute, 21 out (EFE).- Pelo menos 40 integrantes da Frente al Nusra, braço da Al Qaeda na Síria, mudaram de lado nos últimos dias e se uniram ao grupo rival Estado Islâmico (EI) no norte do país, informou nesta terça-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Entre os 40 há um “emir” da Frente al Nusra e quatro estrangeiros, que seguiram com os demais à cidade de Al Bab, reduto do EI no nordeste da província de Aleppo, no norte. Por se juntarem aos jihadistas, foram “recompensados” com uma “prisioneira” pelos integrantes do EI, segundo a ONG.

Os desertores do braço da Al Qaeda se retiraram do campo de batalha no norte de Aleppo no último dia 11 e seguiram em direção à Turquia. Na segunda-feira, voltaram a entrar no território sírio e se dirigiram a Al Bab.

O EI proclamou um califado no Iraque e na Síria no final de junho, onde conquistou amplas partes do território. Cerca de 6.300 pessoas se uniram ao grupo jihadista no mês seguinte, sendo 1.300 estrangeiros. Julho foi o mês que o Estado Islâmico mais recrutou desde que começou a operar na Síria, em abril de 2013.

Em setembro, cerca de 73 homens aderiram ao EI no norte de Aleppo após o início dos bombardeios da coalizão internacional, liderada pelos EUA.

Estado Islâmico e Frente al Nusra se enfrentam desde janeiro na Síria, embora nos últimos meses o braço da Al Qaeda tenha sofrido deserções devido ao avanço da organização rival. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.