Chefe humanitário da ONU chega à Síria para avaliar a situação

  • Por Agência EFE
  • 09/01/2018 08h38
EFE/EPA/MOHAMMED BADRA Milhões de sírios precisam de proteção, além de comida, água potável e alojamento, segundo o texto

O chefe humanitário da ONU, Mark Lowcock, chegou nesta terça-feira à Síria, onde permanecerá três dias e se reunirá com responsáveis governamentais para avaliar a situação neste país, em sua primeira viagem desde que assumiu o cargo no final de agosto do ano passado.

O próprio Lowcock anunciou na sua conta do Twitter sua chegada à Síria, e antecipou que pretende reunir-se com responsáveis do governo e outros atores estratégicos, bem como conhecer em primeira mão a situação da população e da resposta humanitária.

Em um comunicado, o Escritório de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA) informou ontem da viagem de Lowcock, e adiantou que visitará Damasco e a cidade central de Homs, onde terá encontros com pessoas afetadas pelo conflito que precisam de assistência.

A nota lembrou que mais de 13 milhões de sírios precisam de ajuda básica e proteção no sétimo inverno desde o início do conflito em março de 2011 e que se calcula que 69% da população do país vive na pobreza extrema.

Milhões de sírios precisam de proteção, além de comida, água potável e alojamento, segundo o texto.

OOCHA indicou ainda que, ainda que em algumas partes da Síria haja uma redução das hostilidades, em outras há um aumento das operações militares.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.