Chega a 11 o número de mortos no acidente de caça grego na Espanha

  • Por Agencia EFE
  • 27/01/2015 09h11

Madri, 27 jan (EFE).- Um militar francês morreu nesta terça-feira por conta dos ferimentos sofridos após um acidente com um F-16 grego na base aérea dos Llanos, na província espanhola de Albacete, por isso que chega a 11 o número de mortos pelo ocorrido.

O Minitério espanhol de Defesa informou que o morto era um dos cinco feridos que foram internados no hospital madrilenho de La Paz após o acidente.

O avião caça F-16 da Força Aérea grega caiu quando participava de um curso da Otan de aperfeiçoamento de pilotos na base de Llanos.

Por conta do acidente, morreram dois militares gregos e nove franceses, e 20 pessoas ficaram feridas, nove deles francesas e 11 italianas. Três dos feridos já receberam alta.

A origem do acidente, que aconteceu pouco depois da decolagem, é desconhecida. Os pilotos do caça chegaram a acionar o botão e ejetar do avião, que falhou, segundo o Ministério.

O F-16 grego, que participava do Programa de Liderança Tática (TLP por sua sigla em inglês) da Otan, também conhecido como Escola de Aperfeiçoamento de Pilotos, caiu na plataforma de estacionamento e se chocou com algumas aeronaves que estavam estacionadas.

O acidente afetou 2 AMX italianos, 2 Alfa Jato franceses e 1 Mirage 2000 francês.

O ministro francês de Defesa, Yves Le Drian, se deslocará junto ao chefe do Estado-Maior do Aeronáutica, Denis Mercier, nesta tarde à Espanha.

O chefe das Forças Aéreas gregas, o tenente-general Evangelos Turnas, também viajará hoje para a Espanha para se informar no terreno do acidente.

A base aérea dos Llanos acolhe habitualmente aviões da Otan, já que ali se encontra a escola de aperfeiçoamento de pilotos de aviões caça.

Trata-se do primeiro acidente registrado desde que em 2009 começou a funcionar esta escola de pilotos de países da Otan, e o pior da Aliança Atlântica em uma zona fora de conflito.

Também é o mais grave ocorrido na Espanha de uma aeronave militar desde 1984, quando um avião de transporte Hércules americano caiu na província de Zaragoza (nordeste), acidente no qual morreram seus 18 ocupantes.

O TLP começou a funcionar na base de Albacete em outubro de 2009, até onde foi levado desde a Bélgica.

O programa, que periodicamente leva à base espanhola pilotos de países-membros da Otan, não faz parte da estrutura militar da Aliança Atlântica. EFE

nac/ff

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.