Chile diz que retirada de embaixador em Israel não implica apoio a palestinos

  • Por Agencia EFE
  • 30/07/2014 12h01

Santiago do Chile, 30 jul (EFE).- O chanceler do Chile, Heraldo Muñoz, disse nesta quarta-feira que a retirada do embaixador de seu país em Israel é uma medida para expressar o mal-estar do governo chileno com uma operação militar “absolutamente desproporcional” em Gaza, que não implica um apoio direto aos palestinos.

“Fomos muito claros em condenar essa ação militar desproporcional (…) e ao mesmo tempo condenamos o lançamento de foguetes do Hamas. Não houve nada parcial ou que se incline a favor de uma das duas partes em conflito”, disse o ministro em declarações à Rádio Cooperativa.

O governo de Israel revelou nesta quarta-feira sua “profunda decepção” pela retirada dos embaixadores do Chile, Peru e El Salvador, e a Comunidade Judaica do Chile reprovou ao Executivo que não tome a mesma medida com o embaixador diante da Autoridade Nacional Palestina.

O chanceler ressaltou que o chamado para consultas do embaixador é uma ação de política externa e assinalou que tanto Israel como a comunidade judaica do Chile deve entender que o Chile tem a obrigação de velar pelo direito internacional humanitário, especialmente agora que faz parte do Conselho de Segurança da ONU.

Muñoz sustentou que a política externa do Chile se fundamenta no “apoio às vítimas inocentes nos conflitos” e lamentou as centenas de vítimas civis, especialmente mulheres e crianças, que a operação provocou até agora Limite Protetor lançada por Israel na Faixa de Gaza.

“Há uma enorme frustração porque tanto as Nações Unidas como o Chile queremos que isto termine imediatamente, por isso pedimos a cessação incondicional do fogo”, assinalou.

O ministro considerou que o Chile tem uma “responsabilidade maior” como membro do Conselho de Segurança e que está fazendo o que está a seu alcance, embora a única saída para o conflito seja uma negociação entre israelenses e palestinos.

“É um momento difícil e tenho esperanças de que a pressão internacional possa influir para que se sentem em uma mesa de negociação”, acrescentou.

Até o momento, 1.279 palestinos morreram em Gaza e mais de 6.700 ficaram feridos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.