China suspende por uma semana viagens turísticas em grupo para Hong Kong

  • Por Agencia EFE
  • 02/10/2014 01h19

Hong Kong, 2 out (EFE).- As autoridades da China suspenderam durante uma semana as viagens turísticas feitas por grupos procedentes do país com destino a Hong Kong, segundo informou nesta quinta-feira a imprensa do território.

A Administração Nacional Chinesa de Turismo teria pedido aos operadores de turismo da China continental que não organizassem visitas a Hong Kong, onde há quase uma semana estão ocorrendo protestos a favor da democracia, informou o jornal “South China Morning Post”.

A medida não afeta as pessoas que viajam sozinhas nem quem contratou pacotes antes de terça-feira.

Segundo o jornal, o presidente da Associação de Operadores Turísticos de Hong Kong, Ricky Tse Kam-tin, considerou a decisão algo sem precedentes na história do território.

Os turistas chineses representam 75% do total dos visitantes estrangeiros de Hong Kong, embora 67% deles se desloquem de forma individual.

Além de conhecer pontos turísticos, os turistas chineses compram especialmente artigos de luxo, produtos de alta qualidade e importados, que são muito mais baratos do que no continente devido à diferença de impostos.

A região de Hong Kong atrai ao ano uma média de 40 milhões de turistas chineses, segundo dados do governo local.

Uma das principais épocas de chegada de turistas é justamente nesta semana. Nesta quarta-feira foi feriado na China pela comemoração da chegada ao poder do Partido Comunista.

No entanto, neste 1º de outubro o cenário mudou, e ao invés de longas filas em lojas de marca, os turistas se depararam com milhares de manifestantes pedindo democracia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.