Choques entre militares e insurgentes deixam 7 mortos na Caxemira indiana

  • Por Agencia EFE
  • 27/11/2014 10h49

Nova Délhi, 27 nov (EFE).- Pelo menos sete pessoas morreram nesta quinta-feira em um enfrentamento entre as forças do exército e insurgentes na Caxemira indiana, dois dias depois do início do processo eleitoral na região e enquanto está sendo realizada uma cúpula regional no Nepal com a participação da Índia e do Paquistão.

As vítimas são três civis, um militar e três insurgentes, que morreram no enfrentamento iniciado no começo da manhã no distrito de Jammu e que “ainda continua”, segundo disse à Agência Efe o delegado de Pura (perto da linha de controle com o Paquistão), Jitender Shambhayal.

“Pode ser que o número de terroristas mortos aumente”, afirmou o policial.

O incidente aconteceu quando um grupo de entre sete ou oito “terroristas” ultrapassou a linha de controle fronteiriço e disparou contra o veículo em que estavam os civis mortos, e depois se refugiaram em um bunker abandonado, segundo a agência local “Ians”.

O chefe de governo do estado de Jammu e Caxemira, Omar Adbula, disse em sua conta no Twitter que “não pode ser uma coincidência” que o incidente ocorra enquanto a Índia e o Paquistão participam no Nepal da Cúpula de Associação para a Cooperação Regional do Sul da Ásia (Saarc).

“Algumas coisas nunca mudam e enquanto os primeiros-ministros de Índia e Paquistão estão no mesmo lugar, explode um violento enfrentamento” na região em disputa por ambos os países, acrescentou.

Os postos policiais no distrito e outras instalações que podem ser alvos de um atentado se encontram em alerta após o fato, que acontece após o início das eleições regionais na Caxemira indiana, na terça-feira. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.