Chuck Hagel renuncia como secretário de Defesa dos EUA

  • Por Agencia EFE
  • 24/11/2014 13h49

Washington, 24 nov (EFE).- O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, apresentou sua renúncia ao cargo e o presidente Barack Obama anunciará oficialmente sua saída nesta segunda-feira em um discurso para a imprensa, informou a Casa Branca.

Ex-senador republicano e veterano da Guerra do Vietnã, Hagel assumiu o Pentágono em fevereiro de 2013 em substituição a Leon Panetta. O secretário se comprometeu a ficar no cargo até a nomeação de um substituto.

O jornal “The New York Times”, o primeiro a informar sobre a renúncia, afirmou citando funcionários da Casa Branca não identificados, que Hagel deixa o Pentágono por pressões do próprio Obama, que busca uma mudança de estratégia na luta contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Outros meios de comunicação americanos sustentam que Hagel deixa o posto por decisão própria após várias semanas de conversas sobre a renúncia com o presidente.

As diferenças entre Hagel e Obama sobre como combater o EI são evidentes, mas o secretário de Defesa também criticou recentemente a estratégia dos EUA na Síria, em um memorando encaminhado para a principal assessora de segurança nacional do presidente, Susan Rice.

Sua renúncia chega, além disso, quando acaba de ser revelado que Obama assinou recentemente uma ordem autorizando a prorrogação do papel das tropas americanas no Afeganistão.

Hagel foi um grande crítico de George W. Bush durante sua presidência e da Guerra do Iraque, que inicialmente aprovou mas depois considerou um grande erro.

Senador republicano por Nebraska entre 1996 e 2008, Hagel deixou a política para ser professor na Universidade de Georgetown e antes de chegar ao Pentágono era presidente do Atlantic Council, um centro de estudos especializado em segurança e defesa. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.