Chuvas na Venezuela afetam mais de 3 mil pessoas

  • Por Agencia EFE
  • 01/07/2015 15h25

Caracas, 1 jul (EFE).- Mais de 3,3 mil pessoas foram afetadas pelas inundações e deslizamentos ocorridos no ocidental estado venezuelano de Táchira, fronteiriço com a Colômbia, por causa das torrenciais chuvas dos últimos dias, informaram nesta quarta-feira fontes oficiais.

“São 567 casas, 622 famílias e 3.316 pessoas entre afetadas e desabrigadas”, disse o governador José Vielma, que também indicou que estão sendo avaliadas em Táchira “seis infraestruturas educativas que vieram abaixo pelas chuvas”.

Vielma considerou, no entanto, que não é necessário declarar emergência no estado, algo que não é compartilhado pela prefeita de San Cristóbal, capital do estado, Patricia Gutiérrez.

A prefeita considerou necessário decretar estado de emergência na zona, pois já são 24 dias de chuva contínua, precipitações que não cessam.

Patricia disse, além disso, que no domingo passado ocorreram “grandes deslizamentos” que deixaram “aproximadamente 2,5 mil famílias” incomunicáveis e que uma das principais estradas da zona “está cedendo”.

O deputado opositor Homero Ruiz informou hoje em sua conta no Twitter que pediu perante o parlamento venezuelano a atribução de recursos especiais ao estado de Táchira para atender de “maneira imediata e eficiente” as situações de emergência que estão ocorrendo na zona nos últimos dias. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.