Ciberataque contra governo e empresas foi paralisado, diz Ucrânia

  • Por Estadão Conteúdo
  • 28/06/2017 08h26
Marcos Santos/USP Imagens computador

A Ucrânia informou nesta quarta-feira que paralisou a onda de ataques cibernéticos que suspenderam na terça-feira (27) o funcionamento da já crítica infraestrutura de redes governamentais e de empresas do país. A ação, cujos autores não foram identificados ainda, se espalhou para outros países da Europa e os Estados Unidos.

Em um comunicado, o gabinete de ministros da Ucrânia disse que o ataque “foi suspenso” e que as redes de comunicação estratégica do país estavam operando regularmente e em tempo integral.

“A situação está sob total controle de especialistas em cibersegurança. Eles trabalham agora para recuperar os dados perdidos”, afirmou a nota do governo ucraniano.

O ataque foi realizado com o ransomware, um software alterado para interromper sistemas computacionais. Depois de instalado na máquina, o vírus exige uma extorsão em dinheiro para consertar o problema.

A empresa postal estatal da Ucrânia informou que está retomando gradualmente as operações e que os serviços de postagem e despacho de correspondências não foram totalmente afetados. Os bancos também voltaram a funcionar normalmente.

O conselheiro do Ministério do Interior da Ucrânia Anton Gerashchenko acusou a Rússia de ter sido responsável pelos ataques, como parte de um plano para desestabilizar o país europeu. O presidente russo, Vladimir Putin, apoia os separatistas do leste ucraniano.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.