Cinzas de Fidel Castro são enterradas em Santiago de Cuba

  • Por EFE
  • 04/12/2016 13h24
EFE Cuba chorou a morte de Fidel Castro e prestou homenagens no cortejo fúnebre

Os restos do líder da Revolução e ex-presidente cubano Fidel Castro já descansam no cemitério de Santa Ifigenia de Santiago de Cuba, onde foram depositados durante um ato privado sem acesso à imprensa.

A comitiva fúnebre com os restos do ex-mandatário, morto em 25 de novembro aos 90 anos, chegou neste sábado a Santiago após percorrer durante quatro dias os quase mil quilômetros que separam Havana dessa cidade do oriente cubano, berço da Revolução.

Por enquanto, a informação que vazou (informação) sobre esta cerimônia que põe ponto final aos atos pela morte de Fidel Castro é pouca, e nem sequer a televisão estatal ofereceu imagens, em contraste com a prolífica transmissão ao vivo dos dias prévios.

As cinzas supostamente foram depositadas em um panteão que foi construído de forma muito discreta em semanas ou meses prévios ao falecimento do ex-presidente.

À cerimônia íntima compareceram a família e pessoas mais próximas a Castro e acredita-se que também algumas personalidades internacionais com as quais teve amizade pessoal, mas a entrada das mesmas foi realizada por um acesso privado ao cemitério, por isso que não foram vistos.

A caravana com as cinzas de Fidel Castro partiu esta manhã às 6h40 local (9h40, em Brasília) do Parque da Revolução de Santiago de Cuba rumo ao cemitério de Santa Ifigenia.

O avanço do cortejo fúnebre pela cidade foi saudado por milhares de pessoas a ambos lados das ruas que durante a passagem da urna gritavam “Eu sou Fidel!”.

Meios de comunicação oficiais cubanos disseram que os restos de Fidel Castro serão depositados em Santa Ifigenia perto de onde repousam os do herói nacional José Martí, os do pai da pátria cubana, Carlos Manuel Gramados; e de Mariana Grajales, mãe dos generais independentistas José e Antonio Maceo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.