Coalizão liderada pelos EUA realiza 14 ataques aéreos contra o EI no Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 29/03/2015 14h31

Washington, 29 mar (EFE).- As forças militares da coalizão internacional liderada pelos EUA efetuaram entre sábado e este domingo 14 ataques aéreos contra o Estado Islâmico (EI) no Iraque, onde forças iraquianas tentam recuperar zona controladas pelo grupo jihadista.

Segundo informou o Pentágono em comunicado divulgado neste domingo, seis bombardeios ocorreram perto de Tikrit, onde atingiram seis unidades táticas do EI e destruíram uma peça de artilharia antiaérea.

No dia 9 de março, o exército iraquiano iniciou um ataque para tomar a cidade dos jihadistas, em uma ofensiva que conta com a participação de aproximadamente 30 mil militares.

A tomada de Tikrit, cidade situada no coração do Iraque sunita, é importante para o avanço rumo a Mossul, a segunda maior cidade do país e que desde junho do ano passado é controlada pelos jihadistas do Estado Islâmico.

Nas proximidades de Mossul, a coalizão efetuou três ataques que contra uma unidade tática do Estado Islâmico, que teve destruídos dois veículos, um edifício e duas metralhadoras pesadas.

O restante dos ataques ocorreu nos limites das cidades de Bayji, Faluja e Tal Afar, segundo o comunicado, que informou que as operações foram “aprovadas pelo Ministério da Defesa iraquiana” e que “todos os aviões voltaram a suas bases de forma segura”.

Nos bombardeios da coalizão realizados no Iraque costumam intervir a força aérea de EUA, Austrália, Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Jordânia, Holanda e Reino Unido, segundo o Pentágono.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.