Coalizão opositora vence eleições gerais no Lesoto

  • Por Agencia EFE
  • 04/03/2015 12h50

Johanesburgo, 4 mar (EFE).- A coalizão opositora ao até então primeiro-ministro do Lesoto, Thomas Thabane, venceu as eleições gerais realizadas no sábado passado no país, segundo os resultados definitivos publicados hoje pela comissão eleitoral.

O principal partido da oposição, o Congresso Democrático (DC, em inglês), do ex-primeiro-ministro Pakalitha Mosisili, conquistou 47 das 120 cadeiras do novo parlamento, enquanto a Convenção de Todos os Basotos (ABC), de Thabane, ficou com 46 deputados, informou a imprensa sul-africana.

Mosisili, que previsivelmente será o novo primeiro-ministro, anunciou pouco antes do anúncio dos resultados que formaria uma coalizão com o até agora vice-primeiro-ministro e inimigo de Thabane, Mothetjoa Metsing, do Congresso de Lesoto para a Democracia (LCD), que conseguiu 12 cadeiras.

A coalizão das duas legendas teria apoio de outras formações minoritárias para conseguir 65 deputados e superar as 60 cadeiras necessárias para tomar o poder de Thabane.

A missão internacional de observadores, liderada pela Comunidade para o Desenvolvimento da África Meridional (SADC, organismo que agrupa os países da região), elogiou a transparência de um processo eleitoral que, segundo a instituição, deve servir para deixar para trás a crise provocada pela tentativa de golpe do agosto passado.

Na ocasião, Thabane fugiu para a África do Sul -em cujo território Lesoto está encravado- depois que o exército cercou sua residência, pois o até agora primeiro-ministro tinha destituído o chefe do Estado-Maior, Tlali Kamoli, por diferenças políticas.

Thabane retornou dias depois protegido por forças de segurança de vários países da SADC, que em troca exigiu que o primeiro-ministro reabrisse o parlamento, que se encontrava fechado desde junho de 2014 para evitar uma moção de censura, e convocasse eleições antecipadas.

O vice-primeiro-ministro e líder do LCD disse hoje que a “politização” dos serviços de segurança terminará quando Thabane deixar o Executivo.

Thabane contava com o apoio da polícia, enquanto o exército era fiel ao Metsing.

O vencedor do pleito, Mosisili, de 69 anos, já foi primeiro-ministro entre 1998 e 2012. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.