Colômbia detém navio de bandeira chinesa que transportava armas a Cuba

  • Por Agencia EFE
  • 03/03/2015 16h49

Bogotá, 3 mar (EFE).- As autoridades colombianas confirmaram nesta terça-feira a descoberta de uma grande quantidade de armamento e munição com documentação irregular na embarcação de bandeira chinesa “Da Dan Xia” que se dirigia a Cuba e fez uma escala em Cartagena.

O diretor nacional de secionais da procuradoria, Luis González León, explicou em entrevista coletiva que as diligências de inspeção do navio começaram no sábado passado no porto da zona industrial de Mamonal, em Cartagena, onde o navio atracou.

Durante a inspeção, as autoridades “encontraram cerca de 100 toneladas de pólvora, 2,6 milhões de fulminantes, 99 núcleos de projétil e cerca de 3.000 cápsulas de projétil de referência para a construção de canhões de artilharia” que não figuravam adequadamente na documentação de transporte.

“A documentação mostrada pelo capitão em relação à mercadoria não guarda correspondência com o que se encontrou”, acrescentou León.

Por essa razão, o capitão Wu Hong, também de nacionalidade chinesa, “foi detio”, explicou.

Segundo informações do jornal “El Heraldo”, da cidade vizinha de Barranquilla, o navio foi interceptado graças a “informações de inteligência” que alertaram da suposta ilegalidade da documentação.

Outros meios, como o jornal “El Tiempo”, informaram que o barco chegou a Cartagena para descarregar encanamentos para uma empresa petrolífera, em uma operação que contava com toda a documentação, e enquanto permanecia no porto, as autoridades foram alertadas que a bordo também havia armamento.

A embarcação permanece ancorada em Cartagena por encontrar-se imersa no meio de um processo judicial. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.