Colômbia prepara grande homenagem para Gabriel García Márquez

  • Por Jovem Pan
  • 19/04/2014 12h27

A Colômbia prepara grande homenagem para Gabriel García Márquez no centro de Bogotá na próxima terça-feira. O corpo do prêmio Nobel de literatura de 1982 será cremado em cerimônia reservada à família, no México.

A irmã do escritor, Aída Garcia Márquez, pediu à cunhada, Mercedes Bacha, para que as cinzas de Gabo sejam entregues à Colômbia. O mesmo pedido é feito por Tufi Atum Arias, prefeito de Aracataca, cidade natal do escritor.

Ele quer colocar as cinzas em urna de cristal no Museu da Cidade, instalado na casa onde viveu a mãe de Gabriel Garcia Marques. O autor de “Cem Anos de Solidão”, que morreu nesta quinta-feira, aos 87 anos, vivia há mais de 30 anos no México.

O presidente colombiano, Juan Manoel Santos, decretou luto oficial e no Twitter escreveu: “mil anos de solidão e tristeza pelo maior nome da nação”.

O Palácio de Belas Artes na capital mexicana prepara para segunda-feira um grande evento em memória de Gabriel Garcia Marquez.

Barack Obama declarou que o mundo perdeu um dos maiores e mais visionários escritores, um dos preferidos do chefe da Casa Branca.

A presidente Dilma Roussef afirmou que os personagens singulares continuarão “no coração e na memória de milhões de leitores”.

A professora de literatura americana da USP Ana Cecília Olmos afirmou que além da obra, o autor de “Cem Anos de Solidão” era um intelectual engajado.

*Ouça os detalhes no áudio

Ela lembrou ainda que nos anos 40 Gabo já influenciava a literatura e o jornalismo da Colômbia. O jornalista e escritor Fernando Morais apontou o talento e o ativismo político como destaques do Prêmio Nobel de 82.

Morais se considera honrado por ter recebido elogios de Gabriel Garcia Marques sobre o livro “A ilha”, as vivências no país de Fidel Castro.

O ex-presidente Lula apontou que o escritor retratou com “grande talento” a realidade e a magia do povo latino-americano.

O governador Geraldo Alckmin destacou que o mundo fica menos criativo e mágico e a literatura, órfã de um dos mais ilustres representantes.

Os livros de Gabriel Garcia Marquez foram traduzidos em 30 idiomas e somam 40 milhões de exemplares vendidos em todo mundo.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.