Comando ucraniano denuncia intensificação dos ataques pró-Rússia

  • Por Agencia EFE
  • 25/05/2015 07h43

Kiev, 25 mai (EFE).- O comando militar ucraniano denunciou nesta segunda-feira a intensificação dos ataques pró-Rússia ao longo da linha de separação de forças, violando a trégua declarada há pouco mais de três meses no leste da Ucrânia.

“A situação é tensa, tanto de dia como de noite”, afirma o boletim diário do quartel-general das força ucranianas desdobradas na zona do conflito.

Segundo os militares ucranianos, nas últimas 24 horas as milícias separatistas atacaram com morteiros e artilharia pesada, proibida pelos acordos de paz de Minsk, várias localidades na cercanias de Donetsk e Lugansk, as principais praças fortes dos pró-Rússia.

“Também foi quebrada a relativa trégua no setor de Mariupol (no sul da região de Donetsk). Os criminosos castigaram de maneira quase ininterrupta com fogo de morteiros e artilharia pesada a cidade de Shirokino”, acrescenta o boletim militar, divulgado no Facebook.

Por sua vez, a chefia das milícias da autoproclamada república popular de Donetsk acusou as forças governamentais de violar o regime de cessar-fogo com uso de artilharia pesada em 43 ocasiões.

Nem o comando ucraniano e nem os rebeldes informaram sobre vítimas entre a população civil.

De acordo com os últimos dados divulgados pelo presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, o conflito no leste do país, que explodiu em abril do ano passado, já deixou sete mil mortos entre a população civil e 1,8 mil na fileiras das forças governamentais. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.