Combatentes curdos recuperam cem aldeias dos jihadistas na Síria

  • Por Agencia EFE
  • 27/02/2015 10h49

Cairo, 27 fev (EFE).- Os combatentes curdo-sírios tomaram na última semana o controle de mais de cem povoados da província de Al Hasaka, no noroeste da Síria, dos jihadistas do Estado Islâmico, informou nesta sexta-feira à Agência Efe o porta-voz da Unidade de Proteção do Povo, Ridor Khalil.

O miliciano explicou que mais de cem aldeias, localizadas nos arredores da cidade estratégica de Tel Hamis, ao noroeste de Al Hasaka capital, foram controladas de “forma total” por suas forças, além de dezenas de fazendas e áreas residenciais, após cinco dias de combates.

Khalil disse ainda que os avanços foram realizados com o “apoio eficaz” da aviação da coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos.

Segundo o porta-voz, Tel Hamis era a base do EI na província de Al Hasaka, de onde os jihadistas lançavam ataques tanto em território sírio como no noroeste do Iraque, pois a cidade se encontra a trinta quilômetros da fronteira com este país.

No entanto, Khalil disse que as forças curdas ainda não declararam o controle total de Tel Hamis, onde os milicianos curdos recuperaram vários bairros do sul da cidade.

O miliciano explicou que nos cinco dias de combates e bombardeios aéreos mais de 200 jihadistas morreram, assim como oito integrantes das Unidades de Proteção do Povo, entre eles um voluntário de nacionalidade australiana.

Além disso, explicou que após a recuperação de Tel Hamis, os esforços serão concentrados em libertar as localidades de Al Shaddadi e Al Hul, as últimas áreas de Al Hasaka onde o EI segue impondo seu controle, segundo Khalil.

Na última semana, as Unidades de Proteção do Povo iniciaram uma ofensiva para recuperar do EI zonas ricas de petróleo e gás de Al Hasaka.

Os enfrentamentos se concentram em áreas situadas entre Tel Hamis, a 75 quilômetros de Al Hasaka, e Tel Tamr, a 40 quilômetros da capital provincial. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.