Combates no leste da Ucrânia deixam 17 civis e 13 soldados mortos

  • Por Agencia EFE
  • 25/07/2014 08h22

Kiev, 25 jul (EFE).- Pelo menos 17 civis e 13 soldados morreram nas últimas 24 horas nos combates entre as forças governamentais e os rebeldes pró-Rússia no leste da Ucrânia, segundo informaram nesta sexta-feira fontes oficiais ucranianas.

Na região de Donetsk, onde os combates chegaram à capital regional, que tem cerca de um milhão de habitantes (antes do início do conflito), 14 pessoas morreram e 13 ficaram feridas, segundo o governo regional, leal a Kiev.

Em Lugansk, cenário dos combates mais intensos há várias semanas, três civis morreram e sete ficaram feridos, segundo a assembleia municipal da cidade, habitada por meio milhão de habitantes antes da guerra.

Além disso, 13 soldados ucranianos morreram em combate nas últimas 24 horas, o que eleva para 325 o número de baixas entre as forças ucranianas desde o início da operação militar lançada por Kiev há três meses para recuperar o controle dos territórios tomados pelos milicianos pró-Rússia.

“Em todo o período da operação antiterrorista, 325 militares ucranianos morreram e 1.232 ficaram feridos”, anunciou em entrevista coletiva o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia, Andrei Lisenko.

Soldados da Guarda Nacional ucraniana assumiram o controle de Lischansk, a cerca de 90 quilômetros da cidade de Lugansk, informou hoje o comando das milícias separatistas que atuam na região homônima.

Há vários dias as tropas governamentais ucranianas intensificaram sua ofensiva contra posições dos separatistas, que recuaram de várias localidades. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.