Combates por controle de represa de Mossul deixam 43 jihadistas mortos

  • Por Agencia EFE
  • 26/11/2014 09h49

Mossul (Iraque), 26 nov (EFE).- Pelo menos 43 membros do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) morreram nesta quarta-feira em enfrentamentos com as tropas curdas peshmergas perto da estratégica represa da cidade de Mossul, no norte do Iraque, cujo controle os extremistas tentam recuperar sem sucesso.

O dirigente da União Patriótica do Curdistão, Gayaz al Suryi, disse à Agência Efe que uma força de mais de 500 combatentes do EI, com veículos e armamento pesado, atacou os peshmergas nas localidades de Sahrish, Eluan e Kerfer e na zona de Yazira al Berkam.

O dirigente curdo revelou que a coalizão internacional efetuou ataques aéreos contra os jihadistas, que tentaram tomar o controle dessas áreas, pertencentes ao distrito de Zemar, com o objetivo de ocupar novamente a represa.

A coalizão internacional informou ontem que seus aviões lançaram mais de quatorze ataques aéreos nas cercanias do reservatório e da cidade de Tal Afar, ao oeste de Mossul.

Al Suryi afirmou que o enfrentamento foi um dos mais sangrentos travados até agora pelas tropas curdas contra o EI.

Onze soldados curdos ficaram feridos nos combates, alguns gravemente, e tiveram que ser hospitalizados na província curda iraquiana de Dohuk.

Os pershmergas recuperaram a represa em 16 de agosto, após a instalação ser controlada durante mais de vinte dias pelos jihadistas.

A represa de Mossul, que é uma das maiores do Iraque e a quarta do Oriente Médio, está localizada no setor norte da bacia do rio Tigre. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.