Começa julgamento de Mursi e outros 24 acusados de insultar juízes no Egito

  • Por Agencia EFE
  • 23/05/2015 12h02

Cairo, 23 mai (EFE).- O julgamento de Mohammed Mursi, ex-presidente do Egito, e de outros 24 acusados de insultar o Poder Judiciário e os magistrados do país começou neste sábado no Tribunal Penal do Cairo.

Entre os processados estão tanto líderes da Irmandade Muçulmana como advogados, jornalistas e ativistas liberais, entre os quais se destaca o conhecido blogueiro Alaa Abdul Fatah.

Na primeira audiência do processo, a corte decidiu fixar a próxima sessão para 28 de julho, para dar tempo à procuradoria a investigar se o Tribunal de Cassação se pronunciou sobre suposta fraude nas eleições de 2005, segundo a agência estatal de notícias “Mena”.

Todos os processados são acusados de humilhar e insultar a Justiça e os juízes através de publicações, de declarações à imprensa ou das redes sociais, o que teria prejudicado o prestígio dos magistrados e incitado o ódio à classe.

Mursi acusou em discurso em junho de 2013, pouco antes de ser deposto, vários juízes de participar de fraude eleitoral durante o regime de Hosni Mubarak.

O ex-presidente foi condenado no último dia 16 à morte após ser considerado culpado de fugir, junto com outros 105 islamitas, de uma penitenciária durante a revolução de 2011 contra Mubarak.

A decisão judicial definitiva deste caso está prevista para 2 de junho, quando a corte deverá se pronunciar também sobre outro caso no qual Mursi é acusado de espionagem e colaboração com o movimento islamita palestino Hamas.

Em abril, Mursi também foi condenado a 20 anos de prisão pelo uso de violência durante distúrbios ocorridos nas cercanias do Palácio Presidencial de Itihadiya em dezembro de 2012. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.