Começam eleições para prefeitura de Buenos Aires e quatro províncias

  • Por Agencia EFE
  • 05/07/2015 10h04

Buenos Aires, 5 jul (EFE).- Os colégios eleitorais da cidade de Buenos Aires e quatro províncias argentinas abriram neste domingo às 8h (9h em Brasília) para que mais de 6,7 milhões de pessoas, cerca de 20% dos eleitores do país, elejam novas autoridades executivas e legislativas.

Na capital argentina, o eleição põe a toda prova o apoio dos portenhos à gestão do prefeito, Mauricio Macri, que aspira à presidência da Argentina em outubro próximo com a conservadora Proposta Republicana (Pró).

O candidato do Pró, Horacio Larreta, lidera as pesquisas, à frente do ex-ministro de Economia e líder da coalizão de centro-esquerda Martín Lousteau e do candidato da Frente para a Vitória, Mariano Recalde.

Em entrevista coletiva, Larreta admitiu hoje a possibilidade de haver segundo turno, em 19 de julho, ao lembrar que nenhum candidato a chefe do governo de Buenos Aires ganhou no primeiro turno.

A principal novidade é a estreia do sistema de votação eletrônico, que ocasionou algumas demoras no voto na primeira hora por problemas técnicos em algumas máquinas.

A capital argentina, com mais de 2,5 milhões de eleitores e 7,9% da população do país, é o quarto distrito eleitoral da Argentina, atrás das províncias de Buenos Aires, Córdoba e Santa Fé.

Além disso, hoje também se realizam eleições para governador na província central de Córdoba e em La Rioja, no noroeste, enquanto em Corrientes, no nordeste, serão eleitas autoridades legislativas e no Pampa se disputam primárias.

Todos os colégios eleitorais fecharão às 18h e os resultados devem começar a ser divulgados cerca de três horas depois. No caso da capital, a partir da meia-noite. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.