Comissão Europeia reitera que restam elementos para resolver com a Grécia

  • Por Agencia EFE
  • 28/05/2015 12h45

Bruxelas, 28 mai (EFE).- A Comissão Europeia (CE) recalcou nesta quinta-feira que ficam “elementos abertos” nas negociações com a Grécia que ainda devem ser resolvidos e que as partes “ainda não chegaram” ao ponto de um possível acordo.

As conversas do Grupo de Bruxelas, formado pela CE, o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI), com os negociadores gregos foram retomadas ontem à noite, com atraso sobre o horário previsto pelo fechamento durante boa parte do dia do espaço aéreo belga por uma avaria elétrica.

“As conversas continuarão nos próximos dias e mais progressos são necessários nestas negociações”, disse a porta-voz comunitária de Assuntos Econômicos e Financeiros, Annika Breidthardt, na entrevista coletiva diária do Executivo comunitário, ao ser perguntado pelo otimismo mostrado pela parte grega sobre um acordo rápido nos próximos dias.

“Não estamos aí ainda. Há assuntos abertos que necessitam ser resolvidos”, recalcou Breidthardt.

O porta-voz do governo grego, Gavriil Sakellaridis, assegurou hoje que o objetivo do Executivo é conseguir um acordo daqui até domingo e esclareceu que a Grécia não iniciou a redação de um pacto com seus credores.

“Não estamos redigindo nenhum acordo. A equipe que negocia no Grupo de Bruxelas trabalha para concluir o acordo e nosso objetivo é alcançá-lo daqui até domingo”, afirmou na entrevista coletiva.

O governo grego anunciou nesta quarta-feira que o Grupo de Bruxelas ia iniciar a redação de um princípio de pacto em nível técnico, algo que os credores internacionais negaram, pois indicaram que o progresso nas conversas não eram tão significativos para iniciar a redação de um acordo técnico. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.