Comunidade ibero-americana apoia “decisão histórica” de Cuba e EUA

  • Por Agencia EFE
  • 17/12/2014 20h54

Madri, 17 dez (EFE).- A comunidade ibero-americana apoia a “decisão histórica” de Estados Unidos e Cuba de normalizar suas relações, disse nesta quarta-feira a responsável pela Secretaria-Geral Ibero-Americana, Rebeca Grysnpan.

Em entrevista por telefone à Agência Efe da Argentina, onde participou da Cúpula do Mercosul, Grynspan declarou que este é “um momento histórico realmente” e destacou a importância do reconhecimento do presidente dos EUA, Barack Obama, de que o embargo imposto a Cuba durante mais de 50 anos “foi um fracasso”.

“É um dia de satisfação, de celebrar este passo e de esperar que efetivamente se avance neste processo com passo firme rumo ao futuro”, acrescentou.

“Espero que no final este processo histórico que começa hoje para normalizar as relações entre Estados Unidos e Cuba tenha um final que todos esperamos”, declarou a secretária ibero-americana.

Grysnpan admitiu que para a eliminação do bloqueio imposto pelos Estados Unidos a Cuba “haverão dificuldades no caminho, razão pela qual Obama tomou a decisão presidencial e decidiu mandar a finalização do embargo ao Congresso”.

“Não duvido que já se manifestaram algumas vozes no Congresso que esperam bloquear este processo”, comentou.

Grysnpan lembrou ainda que a Cúpula Ibero-Americana realizada este mês em Veracuz, no México), “condenou o embargo como também fizeram as Nações Unidas e a maioria da comunidade internacional”.

Perguntada sobre a democratização de Cuba, Grynspan respondeu que “o importante é dar este passo. Cuba está dando seus próprios passos em seu próprio processo”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.