Comunidade internacional mobiliza equipes de resgate e ajuda para o Nepal

  • Por Agencia EFE
  • 26/04/2015 11h35

Redação internacional, 26 abr (EFE).- A comunidade internacional começou a enviar equipes de resgate e ajuda humanitária ao Nepal, que já tem mais de 2.300 mortos e seis mil feridos por causa do terremoto que sacudiu o país sábado.

Membros do Exército da Índia, país onde o terremoto deixou pelo menos 51 mortos, já estão nas ruas de Katmandu ajudando nos trabalhos de resgate, e meia dúzia de helicópteros indianos sobrevoam a região, como constatou a Agência Efe.

Essas aeronaves estão contribuindo ativamente no resgate dos montanhistas, presos no Everest em consequência dos deslizamentos que se seguiram ao terremoto e que até o momento causaram 17 mortos e 51 feridos.

O Paquistão, por sua vez, enviou hoje quatro aviões militares C-130 Hércules com pessoal e material médico, incluído um hospital de campanha, equipes de especialistas em resgates e alimentos, disse o diretor-geral do escritório de relações públicas do Exército (ISPR), Asim Bajwal, em sua conta oficial no Twitter.

Os especialistas estão equipados com radares de detecção sob a terra, máquinas para cortar concreto e cachorros treinados na busca de pessoas.

A equipe médica inclui cirurgiões, ortopedistas, ginecologistas, anestesistas, pediatras e radiologistas. Além de alimentos e água, o Paquistão também enviou 200 barracas e 600 cobertores.

O Ministério de Exteriores da França informou que enviou produtos de primeira necessidade e uma equipe de 11 socorristas para ajudar nos trabalhos de resgate, e adiantou que aumentará os recursos em função das necessidades e dos pedidos das autoridades locais e de ONGs.

O governo espanhol enviou a Katmandu o Airbus 310 da Força Aérea Espanhola, que viajou à Índia com o ministro das Relações Exteriores, José Manuel García-Margallo, para evacuar os espanhóis que já foram localizados na região do terremoto.

A China, onde morreram 17 pessoas, enviará uma equipe de resgate com 40 especialistas em ajuda humanitária, informou o diário oficial do Exército Popular de Libertação. A unidade chinesa, especializada em resgates internacionais, inclui também seis cachorros treinados para participar deste tipo de operação.

O Japão anunciou o envio imediato de uma equipe de especialistas em resposta a catástrofes, formado por 70 policiais, bombeiros e membros da Guarda Costeira.

Os Estados Unidos informaram igualmente do envio “imediato” de uma equipe de especialistas em resposta a catástrofes e a doação inicial de US$ 1 milhão em ajuda.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, assinalou que as “Nações Unidas estão apoiando o governo do Nepal na coordenação das operações internacionais de busca e resgate e estão se preparando para organizar um grande esforço de assistência”.

Em comunicado, Ban enviou suas condolências ao governo do Nepal e às famílias e amigos dos mortos e feridos na tragédia, e agradeceu o trabalho de toda a equipe de emergência dos países atingidos.

A ministra britânica de Cooperação Internacional, Justine Greening, anunciou também o envio de uma equipe de especialistas.

As autoridades israelenses comunicaram que contribuirão com o envio de equipes de resgate e busca, segundo a imprensa local. Israel levantará ainda um hospital de campanha em Katmandu para tratar os feridos.

“Esta é uma situação de emergência humanitária que requer um esforço de ajuda coordenada em nível internacional, que a União Europeia (UE) está disposta a apoiar”, disse ontem a chefe da diplomacia comunitária, Federica Mogherini, e os comissários europeus de Desenvolvimento, Neven Mimica, e de Ajuda Humanitária e Resposta a Crise, Christos Stylianides, em comunicado conjunto.

“Estamos considerando a possibilidade de proporcionar ao Nepal algum apoio orçamentário”, acrescentaram os três responsáveis comunitários.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, ofereceu as equipes de Defesa Civil, a instância nacional de socorro do país sul-americano.

“Desde a Venezuela colocamos à disposição do governo do presidente Ram Baran Yadav nossas equipes de Defesa Civil para prestar toda a cooperação que estas situações requerem”, disse Maduro.

Na mesma linha, os governos da Colômbia e Panamá ofereceram ajuda ao Nepal. EFE

int-ah/cd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.