Conflito ucraniano já deixou quase 5 mil mortos, apontam rebeldes pró-Rússia

  • Por Agencia EFE
  • 21/11/2014 08h43

Moscou, 21 nov (EFE).- A autoproclamada república popular de Donetsk (RDD) cifrou nesta sexta-feira em quase cinco mil os mortos pelo conflito armado que começou em abril entre os separatistas pró-Rússia e o exército ucraniano no leste da Ucrânia.

“Se antes falássemos de quatro mil mortos, agora o número se aproxima dos cinco mil”, disse o presidente do parlamento da região separatista, Andrei Purguin, citado pela agência “Interfax”.

Neste contexto, o presidente descartou de novo a possibilidade de acordar com as autoridades de Kiev algumas condições para que o leste rebelde fique como parte da Ucrânia, embora seja com um status especial para as repúblicas separatistas.

“Com esse número de mortos, de que estado federativo é possível tratar?”, se perguntou Purguin.

Ao mesmo tempo, o líder denunciou que “os militares fiéis a Kiev continuam bombardeando as zonas residenciais da RPD”.

Os pró-Rússia de Donetsk informaram hoje que ao longo das últimas 24 horas prosseguiram os tiros de canhão do Exército contra bairros residenciais da capital da região.

Segundo o Ministério de Emergências da RPD, seis edifícios residenciais foram danificados como resultado destes ataques.

Por outro lado, segundo o boletim militar de Kiev, um efetivo morreu e outros 18 ficaram feridos nas últimas escaramuças no leste da Ucrânia.

O Exército denunciou novos ataques de pró-Rússia contra o aeroporto da cidade de Donetsk, o maior foco de tensão desde a explosão do conflito.

Ontem, a ONU apresentou um novo relatório da missão de direitos humanos no qual informou que o conflito armado na Ucrânia causou a morte de 4.317 pessoas e deixou 9.921 feridos.

Apesar do acordo de cessar-fogo entre o governo e os líderes dos grupos separatistas, alcançado em 5 de setembro, não cessaram as hostilidades no leste do país e uma média de 13 pessoas morreu a cada dia, segundo o organismo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.