Conflitos deixam 78 mortos em cinco dias em cidade na Líbia

  • Por Agencia EFE
  • 20/10/2014 13h58

Trípoli, 20 out (EFE).- Pelo menos 25 pessoas morreram no domingo em combates na cidade de Benghazi, no leste da Líbia, aumentando para 78 o número de vítimas da ofensiva militar contra milícias islamitas iniciada há cinco dias.

O general reformado Jalifa Haftar começou na última quarta-feira uma ação militar, reunindo vários setores do exército do antigo regime de Muammar Kadafi, contra as forças islamitas compostas por milícias do Majlis al Shura (Conselho da Shura), do Al Zuar de Bengazhi e Ansar Asharia, classificada como terrorista pelos Estados Unidos.

Ontem, ocorreram graves conflitos em bairros da cidade, como Al Layzi, Al Mayuri e Buhdima, onde morreram nove civis. Além disso, foram vários os ataques das milícias islamitas na cidade.

Uma fonte policial disse à Agência Efe que também houve enfretamentos nas cidades de Gar Yunis entre combatentes do Majlis Al Shura e uma milícia militar leal as tropas de Haftar, que terminaram com a morte de 16 soldados, a maioria deles das forças do general reformado.

Até mesmo alguns civis se uniram às forças de Haftar para lutar contra as milícias islamitas.

O general é teoricamente apoiado pelo novo governo e parlamento, reconhecido pela comunidade internacional, e faz desde julho uma operação militar batizada de Al Karama (Dignidade) em Bengazhi para eliminar as milícias, classificadas como “terroristas”.

A onda de violência em Bengazhi tem se refletido em Trípoli, onde as milícias que se enfrentam entre si são as chamas de Zintan (aliadas do governo da cidade) com a Misrata, aliadas dos islamitas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.