Confronto entre exército e insurgentes no Afeganistão deixa 22 mortos

  • Por Agencia EFE
  • 22/11/2014 14h51

(Atualiza números de mortos e feridos)

Cabul, 22 nov (EFE).- Pelo menos 22 pessoas morreram neste sábado, sendo dois militares e nove insurgentes, entre eles um importante comandante talibã, após o exército do Afeganistão repelir um ataque a uma de suas bases na província do Nuristão, no leste do país, informaram à Agência Efe fontes oficiais.

Os combates dos insurgentes com o Exército Nacional Afegão (ANA), que também deixou 30 feridos, começaram por volta das das 8h45 locais (2h15 de Brasília) no distrito de Kamdesh e duraram duas horas, disse o porta-voz do Ministério da Defesa, Zahir Azimi.

O chefe provincial de polícia, Abdul Baqi Nuristani, declarou à Efe que entre os mortos está um importante comandante talibã, o mulá Osman, e entre os feridos há dois militares e um policial.

O Nuristão é uma das províncias com maior insegurança no país asiático.

A insurgência aumentou seus ataques contra alvos das Forças de Segurança afegãs e da missão da Otan no Afeganistão, a Isaf, após a assinatura, em setembro, de um acordo de segurança entre o novo governo do país e os Estados Unidos.

O primeiro vice-presidente do Afeganistão, o general Abdul Rashid Dostum, advertiu recentemente que os insurgentes têm apoios “internos” para aumentar esses ataques, como, segundo ele, ficou em evidência no último dia 9, quando um terrorista suicida conseguiu entrar em um quartel da polícia em Cabul. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.