Confrontos deixam 13 mortos em Benghazi

  • Por Agencia EFE
  • 31/10/2014 13h39

Trípoli, 31 out (EFE).- Pelo menos 13 pessoas morreram nos violentos confrontos entre milícias islamitas e tropas do general rebelde Khalifa Hafter, que disputam o controle da cidade de Bengazi, na Líbia, informaram profissionais de saúde nesta sexta-feira.

Em meados de outubro, Hafter iniciou em Bengazi uma operação militar para retomar o controle da cidade contra as milícias islamitas de Maylis al Shura (Conselho da Shura), Al Zuar de Benghazi e Ansar Al Sharia.

Uma fonte de segurança de Bengazi disse à Agência Efe que os confrontos continuam nos bairros de Al Sabri, Gar Yuenes e Aol Selmani, e acrescentou que Maylis al Shura tentou cercar tropas leais a Hafter, mas que não conseguiu por causa de ataques da aviação do general rebelde.

A fonte disse que as forças leais a Hafter, que ganharam o reforço de jovens armados procedentes de diferentes partes do país, conseguiram tomar o controle de Al Mayuri, outro bairro do centro de Benghazi.

A situação parece estável em Kikla, no sul de Trípoli, apesar da queda de alguns mísseis na cidade, segundo explicou à Efe uma fonte de segurança.

A fonte acrescentou que os milicianos da Fayer Líbia, que disputam o controle de Kikla contra forças leais a Hafter, dominaram um dos acessos da parte oriental da cidade e conseguiram controlar a estrada que conecta a Garian. Uma fonte relatou que o Hospital de Kikla recebeu dez pessoas gravemente feridas.

O enviado especial das Nações Unidas para a Líbia, Bernardino León, convocou recentemente os dois lados do confronto na Líbia para um diálogo político e evitar o uso de armas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.