Confrontos em Debaltsevo deixam 12 civis mortos

  • Por Agencia EFE
  • 31/01/2015 13h49

Kiev, 31 jan (EFE).- Doze civis morreram na cidade de Debaltsevo, no leste da Ucrânia, foco de grande tensão entre as milícias pró-russas e as tropas de Kiev, informou neste sábado o chefe de polícia da região de Donetsk, Viacheslav Abroskin.

“Os terroristas atacaram com artilharia os bairros residenciais da cidade. Doze pessoas morreram como resultado desses ataques”, informou Abroskin em sua página no Facebook.

Segundo ele, “os agentes de polícia não podem se deslocar às regiões devastadas (pelos tiros de canhão) devido ao incessante fogo de artilharia”.

“Os voluntários e a polícia estão evacuando famílias inteiras sob o fogo dos guerrilheiros”, afirmou Abroskin.

O ministro da Defesa ucraniano, Stepan Poltorak, reconheceu que Debaltsevo, cidade estrategicamente importante da região de Donetsk, está “parcialmente controlada” pelos separatistas.

Anteriormente, o líder da autoproclamada República Popular de Donetsk (RPD), Aleksandr Zakharchenko, informou que seus combatentes cercaram as unidades ucranianas em Debaltsevo e que as tropas de Kiev tentam romper o cerco.

A tomada de Debaltsevo, importante entroncamento ferroviário, permitiria que as milícias reunissem mais forças, formando uma linha de frente contínua, retrocedendo assim à situação de meados do ano passado, quando começava o conflito no leste da Ucrânia.

A RPD informou que outros 13 civis, a maioria nas cidades de Donetsk e Yasinovitaya, morreram nas últimas 24 horas.

Já as autoridades de Kiev calcularam em 15 o número de baixas das Forças Armadas neste sábado, enquanto outros 30 soldados ficaram feridos ao longo do último dia de combates com os insurgentes. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.