Congresso estadual aprova a renúncia do governador de Guerrero

  • Por Agencia EFE
  • 25/10/2014 17h18

Chilpancingo (México), 25 out (EFE).- O Congresso do estado de Guerrero aprovou neste sábado a renúncia do governador Ángel Aguirre, que pediu para sair de seu cargo na quinta-feira passada para facilitar as investigações sobre o caso dos 43 estudantes desaparecidos em Iguala.

O plenário do Congresso de Guerrero aprovou por unanimidade a solicitação do governador, em uma sessão extraordinária realizada nesta madrugada.

Aguirre, do esquerdista Partido da Revolução Democrática (PRD), anunciou sua renúncia na quinta-feira passada após a radicalização dos protestos de estudantes, professores e familiares dos desaparecidos com ataques a vários edifícios oficiais em Guerrero.

Sua saída do poder era uma das principais reivindicações das famílias dos 43 alunos da Escola Normal de Ayotzinapa que desapareceram no último dia 26 de setembro em Iguala após terem sido detidos por policiais e entregues ao cartel Guerreros Unidos, segundo a investigação.

Além disso, naquela noite seis pessoas morreram e 25 ficaram feridas em ataques a tiros realizados por policiais locais por ordens do então prefeito de Iguala, José Luis Abarca, e sua esposa, María de Los Angeles Pineda, operadores dos Guerreros Unidos e hoje foragidos da Justiça.

Os deputados de Guerrero, no sul do México, marcaram uma nova sessão para a próxima terça-feira, na qual se decidirá quem será o sucessor do já ex-governador, uma decisão que corresponde à comissão de governo do congresso local. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.