Conselho de Segurança da ONU repudia “cruel e covarde” assassinato de Goto

  • Por Agencia EFE
  • 01/02/2015 17h50

Nações Unidas, 1 fev (EFE).- O Conselho de Segurança da ONU repudiou neste domingo o “cruel e covarde” assassinato do jornalista japonês Kenji Goto pelo Estado Islâmico (EI), apesar das exigências que a entidade havia feito para sua “libertação imediata”.

“Este crime é, mais uma vez, uma trágica lembrança dos crescentes perigos enfrentados todos os dias por jornalistas e outras pessoas na Síria”, afirmou o conselho em comunicado.

O EI divulgou no sábado um vídeo em que um corpo, aparentemente o do jornalista, é mostrado decapitado. Um porta-voz do governo japonês afirmou neste domingo que é “muito provável” que o vídeo seja autêntico.

Segundo o Conselho de Segurança, este crime “demonstra mais uma vez a brutalidade” do EI, “que é responsável por milhares de abusos contra os povos sírio e iraquiano”, e insistiu que o grupo jihadista “deve ser derrotado”.

A nota acrescenta que os membros do órgão das Nações Unidas afirmam que “os contínuos atos de barbárie” do EI reforçam a determinação do conselho para que haja um esforço comum entre os governos e as instituições para derrotar o grupo radical. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.